Sujeitos históricos: seus lugares na escola e na formação de professores
Resumo
A tragédia social e educacional brasileira perdura e se aprofunda pela ausência, na sociedade brasileira, de uma conjugação de forças que represente uma paixão para revertê-la. Uma paixão política que se entrelace com a busca de saberes e conhecimentos, que se alimente de uma curiosidade por compreender os mecanismos de opressão, representando uma forma de afirmação da vida, em que o sabor esteja implicado na ampliação e apropriação do saber pela ação dos sujeitos históricos nele envolvidos. Uma das vias para reinventarmos a Educação de Professores é empreendermos uma "arqueologia da escola " em busca de sonhos e conflitos nela já vividos para ressignificá-los em projetos de uma nova instiuição escolar. Abstract The Brazilian social and educational tragedy continues and grows deeper as a result to the absence in Brazilian society of a combination of forces representing a passion to revert it. A political passion interweaving with a search for knowledge feeding on a curiosity to flavour is implied in the expansion and appropriation of knowledge by the action of historical subjects involved in it. One of the ways for us to reinvent Teachers' Education is to undertake an "archeology os school" in search of dreams and conflicts experienced in the school to resignify them as projects of a new school institution. Résumé La tragédie sociale et éducationnelle brésilienne persiste et s'approfondit du fait de l'absence, dans la société brésilienne d'un ensemble de forces exprimant une volonté passionnée de renverser cette situation. Une volonté faite de passion politique entrelacée de recherche de savoirs et connaissances, nourrie de curiosité pour comprendre les mécanismes de l'oppression, reflétant une forme d' affirmation de la vie, dont la saveur soit impliquée dans la croissance et l'appropriation du savoir par l'action des sujets historiques qui y prennent part. Une des voies capables de nous mener à la réinvention de l'Education des Professeurs serait d'entreprendre une "archéologie de l'école ", à la recherche des rêves et conflits déjà vécus en son sein, afin de les re-signifier et d'en faire les projects d'une nouvelle institution scolaire. Resumen La tragedia social y educacional brasileña persiste y se profundiza por la ausencia, en la sociedad brasileña, de una conjugación de fuerzas que represente una pasión para revértela. Una pasión política que se entrelace con la búsqueda de saberes y de conocimientos que se alimente de una curiosidad por comprender los mecanismos de opresión, como una forma de afirmación de la vida, en que el sabor estea implicado en la ampliación y apropiación del saber pela acción de los sujetos históricos en el involucrados. Una de las vias para reinventarmos la Educación de Profesores es emprender una "arqueologia de la escuela ", en la búsqueda de sueños y conflictos en ella ya vividos para resignificarlos en proyectos de una nueva instituición escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-1996
Como Citar
LINHARES, C. Sujeitos históricos: seus lugares na escola e na formação de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 77, n. 185, 1 jan. 1996.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.