Êxito Escolar: as Regras da Interação na Sala de Aula
Resumo
Apresenta parte de um estudo etnográfico desenvolvido na sala de aula de uma professora de 3 a série do primeiro grau, considerada eficiente e bem-sucedida. Numa tentativa de ampliar a compreensão da dinâmica do êxito escolar, o estudo procura compreender as regras subjacentes ao processo de interação no qual estão envolvidos a professora e seus alunos, e como estes descobrem tais regras para serem bem-sucedidos. Teoricamente, a análise está fundamentada na teoria da "competência comunicativa ", que vem complementada pelo uso de alguns conceitos e pressupostos da teoria do "caring". Abstract This paper presents part of an ethnographic study carried out in a third grade classroom, in which the teacher is considered competent and very successful. As an attempt to enlarge the understanding about the school success, the study searchs to understand the rules underlying the interactional process in which the teacher and the students are involved, and how these rules are discovered by the students so that they can succeed. The analysis is based on the communicative competence theory that is complemented by some concepts of the theory of "caring". Résumé Cet article est consacré à l 'étude ethnographique d'une classe d'école élémentaire et le travail de l'enseignante qui est connue comme très efficient. Pour élargir la compréhension du succès scolaire l 'étude analyse les règles qui sont présentes dans le processus d 'interaction entre l'enseignante et ses élèves, et la façon dont ils découvrent les règles du succès en classe. L'analyse se fonde sur la théorie de la compétence communicative et s'est complementée à l 'usage de quelques concepts et préssuposés de la théorie du "caring". Resumen Este trabajo presenta parte de un estudio etnográfico desarrollado en el aula de una maestra de 3er. curso de enseñanza básica a lo que se considera eficiente y que ha obtenido buenos resultados. En un intento de ampliar la comprensión de la dinámica del éxito escolar el análisis procura comprender las reglas involucradas en el proceso de interacción que atañe a la maestra y a sus alumnos. Además, e intenta averiguar cómo ellos descubren tales reglas para lograr éxito. Teoricamente el análisis se fundamenta en la teoría de la competencia comunicativa, complementada por el uso de algunos conceptos y presupuestos de la teoría del "caring".Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-1996
Como Citar
BUENO, B.; GARCIA, T. Êxito Escolar: as Regras da Interação na Sala de Aula. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 77, n. 186, 1 jun. 1996.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.