Custos da educação infantil: o caso de duas instituições do Distrito Federal
Resumo
Apresenta os resultados de pesquisa sobre o custo direto de funcionamento de duas instituições de educação infantil situadas, respectivamente, no Plano Piloto de Brasília e numa cidade-satélite do Distrito Federal, sendo uma delas mantida parcialmente pelo poder público e pela comunidade e a outra uma instituição privada (comunitária). Apresenta, também os custos indiretos para as famílias, calculados com base numa amostra aleatória. A metodologia utilizada baseia-se na metodologia para cálculo do "custo direto de funcionamento das escolas de ensino fundamental", com aplicação inclusive em nível internacional. O resultado é apresentado em termos de custo/aluno/mês, em parcelas relativas aos itens de custo: pessoal, material de consumo, material permanente, imóvel, outros e custo para as famílias. O estudo compara os resultados das instituições entre si; confronta-os com o perfil de renda dos pais dos alunos e com os preços praticados no mercado pelas instituições privadas de educação infantil e apresenta, a título de exercício, seis situações simuladas. Concluindo, mostra que é possível combinar a eficiência e qualidade para atingir os objetivos educacionais. Palavras-Chave: educação infantil; custos da educação; qualidade do ensino. Abstract This article presents the results of a research that calculates the direct operational cost of two nurseries correspondingly located in the Pilot Plan of Brasília and in a satellite city of the Federal District, one of them being partially maintained by Public Authorities and the community, and the other by a private institution (community). The article also presents the indirect costs of families, based on undetermined sample. The method used is based on the methodology for calculating the "direct operational cost of basic education schools", with the application at international level inclusive. The results are presented in terms of pupil/year and pupil/month costs, separately and corresponding to the following cost items: personnel, expendable equipment, non-expendable equipment, building, other costs and families' costs. The study compares the results among the institutions; comparing them with the pupils' parents income profile and with practiced market prices by children educational private institutions and presents, as an exercise, six simulated situations. Concluding, the author demonstrates that it is possible to associate efficiency with quality to obtain educational objectives. Key-Words: infantile education; cost with education. quality of teaching.Downloads
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Publicado
01-06-1998
Como Citar
MERCHEDE, A. Custos da educação infantil: o caso de duas instituições do Distrito Federal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 79, n. 192, 1 jun. 1998.
Edição
Seção
Estudos
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