Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
Resumo
Faz um breve exame de dois dos mais importantes modelos de profissionalização da América Latina: o do Senai, no Brasil, e o do Chile Joven, no Chile. Sugerimos como hipótese que, em ambos os programas, existe um trade-off entre a busca de focalização e a da eficácia na inserção no mercado de trabalho. Dados empíricos provenientes de um programa de profissionalização independente (realizado em Belo Horizonte e financiado pelo Unicef) dão suporte a esta hipótese. Examina, ainda, algumas possibilidades de superação do dilema e apresenta, de maneira breve, a forma como o Chile e o Brasil têm lidado com a questão: via criação de programas específicos voltados para clientelas específicas (Chile), ou procurando universalizar a educação básica e corrigir o fluxo escolar (Brasil). Palavras-chave: educação profissional; focalização; mercado de trabalho; inserção profissional. Abstract This paper makes a brief exam of two of the most important Latin American models of vocational training: Senai, in Brazil, and Chile Joven, in Chile. By investigating this models, we suggest there is a trade-off between the program focus and the efficacy in labor market insertion. The use of empirical data from an independent training program gives support to this hypothesis. The article also examines some possibilities that can be used to overcome this trade-off, and it also presents the way Chile and Brazil are dealing with the matter: via the creation of specific programs directed to specific clients (Chile); or through the generalization of basic education and correction of the scholastic flow. Key-words: vocational training; focus; professional insertion.Downloads
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Publicado
01-01-1999
Como Citar
NOGUEIRA, C.; PAIVA, L. Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 194, 1 jan. 1999.
Edição
Seção
Estudos
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