A evolução da leitura e da escrita de um grupo de professores: estudo de caso
Resumo
Focaliza os relatórios de estudo produzidos de setembro de 1997 a outubro de 1998 por um grupo de 11 professores de escola pública que aderiram voluntariamente ao Projeto Formar, de formação continuada de professores no trabalho patrocinado pela Aracruz Celulose S.A., em parceria com cinco municípios do Espírito Santo e a Rede Interdisciplinar de Educação, com sede em Vitória. O objetivo do Projeto é examinar o desenvolvimento da competência dos professores na condição de leitores e escritores durante o período, como resultado de atividades teóricopráticas presenciais e a distância. O desempenho do grupo mostra uma variação ao longo de uma hierarquia que começa em ø, isto é, um texto que copia literalmente o original, e aproxima-se da escrita autônoma com uma compreensão mais clara do material lido. Esse movimento é marcado por avanços e retrocessos, revelando uma correlação entre melhoria do conteúdo do relatório e emergência de problemas gramaticais o que, aparentemente, é um estágio obrigatório no desenvolvimento da competência comunicativa, via escrita. Palavras-chave: educação presencial e a distância; formação continuada dos professores no trabalho; competência leitora e escritora; interdisciplinaridade; integração entre teoria e prática. Abstract This study focusses on 10 reports produced from September 1997 to October 1998 by a group of 11 public school teachers who voluntarily joined Formar, a continuous in-service teacher education project funded by Aracruz Celulose S. A., in partnership with five municipalities and the Interdisciplinary Education Network, in Vitória, the capital city. Its aim is to examine the improvement of the teachers' competence as readers and writers, along that period, as a result of distance and in praesentia theoretical and practical teaching activities. The Group's written performance shows a variation along a hierarchy that starts at Ø, that is, a text which is a literal copy of the original, and proceeds until it reaches the stage of near-autonomous writing with a clearer comprehension of the material read. This movement is marked by advances and setbacks, unveiling a correlation between improved text content and the emergence of grammatical problems which, apparently, is a necessary path to the development of communicative competence via writing. Keywords: distance and in praesentia education; continuous in-service teacher education; reading and writing skills; interdisciplinary courses; integration between theory and praxis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-1999
Como Citar
MORAES, E. A evolução da leitura e da escrita de um grupo de professores: estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 195, 1 jun. 1999.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.