Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
Resumo
Dois objetivos nortearam o presente estudo: a) mostrar como os diplomados com um curso superior se sentem influenciados por quatro comportamentos de cidadania (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) de antigos professores, no que concerne a duas variáveis de impacto (motivação profissional e autoconfiança); b) estudar as concepções desses indivíduos acerca do significado da excelência docente universitária. Foram inquiridos 209 diplomados com curso superior, que foram convidados a descrever os comportamentos de um antigo professor à sua escolha. Os resultados mostram que: a) as quatro categorias comportamentais explicam 79%, 70% e 40% da variância, respectivamente, numa cotação global de desempenho docente atribuída pelos diplomados aos seus antigos professores, na motivação profissional dos mesmos, e na sua autoconfiança; b) os inquiridos consideram que os excelentes professores são os que se orientam fortemente para essas quatro categorias comportamentais. Palavras-chave: cidadania; professores universitários; motivação profissional; autoconfiança; qualidade no ensino superior. Abstract This study aims to show how the citizenship behaviors of university teachers (CBUT) relate with: a) the professional motivation and self-confidence of their students; b) a global performance score given by their students. Four CBUT dimensions were investigated: participatory behavior, practical orientation, conscientiousness and courtesy. A sample of 209 graduates, from several organizations and occupations, was collected. The main results are: a) the four CBUT dimensions explain 79% of the global performance score variance, 70% of the professional motivation variance, and 40% of the self-confidence variance; b) according to the graduates, the excellent teacher is the one who scores well on the four CBUT dimensions. Keywords: citizenship behaviors; university teachers; professional motivation; selfconfidence; quality in higher education.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-1999
Como Citar
REGO, A. Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1 dez. 1999.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.