A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001

  • Carlos Eduardo Moreno Sampaio (UnB)
  • João Vicente Pereira (UnB)
  • Liliane Oliveira Brant (UnB)
  • Vanessa Néspoli (UnB)

Resumo

Com o objetivo de subsidiar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresenta uma análise do comportamento histórico da matrícula no ensino fundamental regular e calcula estimativas para os anos de 2000 e 2001, na rede pública, por série, para cada uma das 27 unidades da Federação. Foi adotada a metodologia de fluxo escolar, considerando o modelo proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com as adaptações pertinentes ao caso brasileiro e a incorporação de formas de correção e ajustes dos dados sugeridos pelo professor Ruben Klein. Palavras-chave: ensino fundamental; matrícula; Programa Nacional do Livro Didático. Abstract With the objective to subsidize the National Program of the Didactic Book (PNLD) managed by the National Fund for the Development of the Education (FNDE), this paper presents an analysis of the historical behaviour towards student enrollment in the regular basic education and it also calculates estimatives for the years 2000 and 2001, in public schools, by levels, for each one of 27 unities of the Federation. The methodology of the schoolar flow was adopted, considering the model proposed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) with the adaptations pertinent to the Brazilian case and the incorporation of correction forms and data adjustments suggested by professor (doctor) Ruben Klein. Keywords: elementary school, enrolment, National Program of the Didactic Book (PNLD).

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Publicado
01-12-1999
Como Citar
SAMPAIO, C. E. M.; PEREIRA, J. V.; BRANT, L. O.; NÉSPOLI, V. A matrícula no ensino fundamental em perspectiva: Brasil e unidades da Federação – 2000-2001. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1 dez. 1999.
Seção
Estatística