Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
Resumo
Apresenta resultados de pesquisa sobre a construção da profissionalidade em formandos de cursos de Pedagogia. Tendo como suportes teóricos a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, e os estudos culturais sobre a formação docente, seu objetivo é compreender como os formandos ressignificam, no imaginário, o ideário da profissão. Constatou-se que os discursos expressavam tanto a racionalidade e a intencionalidade político-ideológica dos textos pedagógicos como um reencantamento mítico da profissão quanto a emergência de uma "pedagogia da sensibilidade", sustentada pela rede simbólica, a partir da qual construíam sua profissionalidade. A pesquisa mostrou que o conhecimento do imaginário pedagógico dos formandos pode encaminhar novas possibilidades de tratamento da formação docente, que considere suas motivações profundas. Palavras-chave: formação docente; profissionalidade; curso de Pedagogia. Abstract This article presents the results about the construction of professionality in Pedagogy graduates. Having as theoretical support the Anthropology of Imaginary by Gilbert Durand and the cultural studies about teachers training, the objective was to understand how graduates remean, in their imaginary, the idea of the profession itself. The research verified that the speeches expressed the rationality and the proper politic-ideological intentionality of pedagogical texts as a mythic reenchantment of the profession and the emergency of a "pedagogy of sensibility", supported by the symbolic net, from which they constructed their professionality. The research showed that the knowledge of pedagogical imaginary of graduates can lead us to new possibilities concerning teachers training, which considers their deep motivations. Keywords: teachers training; professionality; Pedagogy course.Downloads
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Publicado
01-12-2004
Como Citar
TEIXEIRA, M.; CUYABANO, E. Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 85, n. 209-10-11, 1 dez. 2004.
Edição
Seção
Estudos
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