Co-educação ou classes mistas? indícios para a historiografia escolar (São Paulo – 1870-1930)
Resumen
Examina a educação em São Paulo (1870/1930) mediante discussão sobre as classes mistas e a ambigüidade dos legisladores encarregados de se pronunciar sobre a co-educação dos sexos. Alguns defendiam tal prática, outros a condenavam usando argumentos morais voltados para os preceitos católicos, em oposição aos princípios protestantes que a introduziram primeiramente em suas escolas, o que demonstra que a separação Igreja e Estado na República recém-implantada nem sempre era uma realidade na vida cotidiana. Palavras-chave: co-educação dos sexos; educação feminina. Abstract The article examines the education in São Paulo (1870/1930), through the discussion about the mixed classes and the ambiguity of legislators who were entrusted of manifesting on the co-education of the sexes. Some of them defended such practice; others condemned it using moral arguments headed towards Catholic precepts, in opposition to the Protestant principles that firstly introduced it in its schools, what demonstrates that the separation of Church and State in the recently implanted Republic was not always a reality in daily life. Keywords: co-education of the sexes; women's education.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2005
Cómo citar
ALMEIDA, J. Co-educação ou classes mistas? indícios para a historiografia escolar (São Paulo – 1870-1930). Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 1 dic. 2005.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.