Idades da vida, infância e a racionalidade médico-higiênica em Portugal e no Brasil (séculos 17-19)
Resumo
Analisa os efeitos que a racionalidade médico-higiênica produziu no modo de compreender a vida e sua cronologia, com ênfase ao debate a respeito da infância. Para tanto, procura observar zonas de semelhança na circulação dessas representações em Portugal e no Brasil, ao longo dos séculos 17, 18 e 19. Assim permite pensar a produção de uma doutrina difundida internacionalmente, sob o manto da crença em uma razão redentora, que impacta de modo particular as diferentes instituições que são criadas para lidar de modo especializado com cada etapa da vida. Dentre elas, as formas escolares. Palavras-chave: história da educação; história da infância; higiene. Abstract In this article, we analyze effects that the medical-hygienical rationality produced in the way we comprehend life and its chronology, with emphasis on the debate regarding infancy. Therefore, we tried to observe zones of similarity in the circulation of these representations in Portugal and Brazil, during the 17th, 18th and 19th centuries. This study allows to think the production of a doctrine spread out internationally, under the mantle of the belief in a redeeming reason, that impacts, in particular, the different institutions that are created to deal with a specialized way with each stage of life. Amongst them, the schooling forms. Keywords: history of education; history of infancy; hygiene.Downloads
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Publicado
01-06-2006
Como Citar
FERREIRA, A.; GONDRA, J. Idades da vida, infância e a racionalidade médico-higiênica em Portugal e no Brasil (séculos 17-19). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006.
Edição
Seção
Estudos
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