Progressão Continuada em uma perspectiva histórica
Resumo
Apresenta uma perspectiva histórica da ideia de abolir a reprovação na escola pública do Estado de São Paulo, antes dessa proposta tornar-se política pública em tal rede de ensino. Para tanto, são analisados documentos sobre o tema, organizados em dois momentos distintos: quando da defesa no âmbito das ideias, ocorrida no contexto da Primeira República e do Desenvolvimentismo; e durante a sua implementação experimental no Grupo Experimental da Lapa (em 1960). Ao final, são tecidas considerações, sobretudo acerca da importância de se conhecer a história da educação, visando superar velhos problemas da nossa escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-05-2009
Como Citar
VIÉGAS, L. Progressão Continuada em uma perspectiva histórica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 maio 2009.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.