A política educacional nacionalista e o aspecto linguístico na era Vargas: vestígios na escola primária

  • Ademir dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Analisa como a educação escolar a serviço do nacionalismo atingiu instituições primárias de regiões de imigração alemã durante o governo Vargas. Resgatam-se vestígios das propostas didático-pedagógicas em livros e manuais didáticos, programas de ensino, material de propaganda e cadernos de alunos e professores. Os registros linguísticos evidenciam a proibição do uso da língua alemã e a obrigatoriedade da utilização do português. A escrita bilíngue indica o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, com o método de abordagem tradicional (gramática-tradução). A escrita revela o uso de textos e imagens como conteúdo estratégico para a inculcação ideológica de valores e atitudes patrióticas na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-05-2009
Como Citar
DOS SANTOS, A. A política educacional nacionalista e o aspecto linguístico na era Vargas: vestígios na escola primária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 maio 2009.
Seção
Estudos