Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
Resumo
Analisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-2007
Como Citar
BELLINI, M. Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 jan. 2007.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.