Projeto histórico e construção curricular: a experiência social do Fórum do Maciço do Morro da Cruz
Resumo
Procura discutir a construção curricular nas escolas públicas estaduais e Centros de Educação Infantil (CEIs) pertencentes ao Fórum do Maciço do Morro da Cruz nos últimos quatro anos (2003-2006). Para tanto, teve como ponto de partida a experiência social das comunidades periféricas da cidade de Florianópolis e, posteriormente, a reformulação do currículo dessas unidades de ensino no atendimento ao público escolar em situação de risco. Esta reformulação tem acarretado mudanças no processo de avaliação, compromisso com a eleição direta para diretores e, fundamentalmente, estratégias diferenciadas na formação continuada de educadores. Palavras-chave: construção curricular; experiência social; Fórum do Maciço do Morro da Cruz. Abstract The paper tries to discuss the curricular construction in the state public schools and in the Centers of Childhood Education (CEIs) pertaining to Maciço Morro da Cruz Forum in the last 4 years (2003-2006). Therefore, it started out with the social experience of the peripheral communities in the city of Florianópolis and, later, the curriculum was reformulated in these risk situation education units. This reformulation has caused changes in the evaluation process, commitment with the direct election of directors and, basically, strategies differentiated in the continued teachers formation. Keywords: curricular construction; social experience; Maciço Morro da Cruz Forum.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-2007
Como Citar
DANTAS, J. Projeto histórico e construção curricular: a experiência social do Fórum do Maciço do Morro da Cruz. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 jan. 2007.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.