Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
Resumo
O saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogyDownloads
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Publicado
01-08-2007
Como Citar
SILVA, L. Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 219, 1 ago. 2007.
Edição
Seção
Estudos
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