A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
Resumo
Apresenta a prática pedagógica da Escola do Trabalho, no contexto da formulação e construção da educação da classe operária posterior à Revolução Russa, a partir das idéias de Marx e Engels sobre educação. As questões apresentadas têm por referência pesquisa bibliográfica e empírica sobre a Formação Integral do Trabalhador, na qual buscou-se identificar os elementos históricos, conceituais e pedagógicos que envolvem tal conceito, bem como experiências concretas que visam construir uma prática pedagógica que estabeleça relações entre trabalho e educação objetivando a capacitação do trabalhador para maior intervenção política no processo social vigente. Prioriza-se, portanto, a apresentação e análise da pedagogia da Escola do Trabalho. A pesquisa que se toma por referência resultou em dissertação no Mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), área de concentração Educação Tecnológica. Palavras-chave: prática pedagógica; relação trabalho-educação; capacitação do trabalhador. Abstract This paper aims to present a Pedagogical practice from the 'School of Work', about the education originated from Marx and Engel's conceptions, inside a context of formulation and structure of worker's education after the Russian Revolution. The questions presented are referenced on bibliographic and empirical research about the Worker's Integral Formation. These researches try to identify the historical elements; conceptual and pedagogical concepts that are involved in it; as well as concrete experiences that seek to construct a Pedagogic practice, which determine relations between education-work aiming at the Worker's ability to a deeper political intervention at the actual process. Therefore, an introduction and a pedagogical analysis of the Worker's School take priority. This research results in a master's dissertation in Education Technology in CEFET-MG, Federal Centre of Technological Education from Minas Gerais - Brazil. Keywords: worker's school; worker's integral formation; work and education.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-02-2008
Como Citar
LAUDARES, J.; QUARESMA, A. A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, 29 fev. 2008.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.