A dialética socrática como Paidéia irônica

  • Antonio Zuin

Resumo

Propõe-se, como objetivo deste artigo, investigar a denominada dialética socrática como Paidéia irônica. Parte-se o pressuposto de que direcionar o foco da análise dos diálogos socráticos, presentes nos escritos de Platão, para a relação entre ironia e processo educacional/formativo, implicaria a revitalização do potencial pedagógico da ironia, o qual poderia contribuir para desenvolvimento do processo educacional/formativo dos educadores e seus educandos. Palavras-chave: ironia; Paidéia; dialética; Sócrates; Nietzsche. Abstract This paper aims to investigate the so-called Socratic dialectical method as ironic Paidea. Proceeding from the assumption of redirecting the main focus of analysing the Socratic dialogues in Plato’s work towards the relation between irony and educational process, it is possible to revive the pedagogic potential of irony. This could help develop the educational process of both educators and their pupils. Keywords: irony; Paidea; dialectic; Socrates, Nietzsche.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
30-06-2008
Como Citar
ZUIN, A. A dialética socrática como Paidéia irônica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Seção
Estudos