A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio

  • Jaqueline Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jairo Paixão Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
23-07-2015
Como Citar
SOUZA, J.; PAIXÃO, J. A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 243, 23 jul. 2015.
Seção
Estudos