Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização

  • Rielda Albuquerque Secretaria de Educação na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE
  • Magna Cruz UFPE

Resumo

Analisa o uso das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Acervos Complementares e busca promover a compreensão leitora por meio da vivência de estratégias de leitura. Duas professoras, uma do 1º e outra do 2º ano do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: análise documental do material oficial do PNLD – Acervos Complementares; entrevista com as professoras; e observação de aulas. Focaram-se as práticas de leitura por meio do uso dos materiais complementares. Os resultados apontam que as professoras promoveram situações de vivência de estratégias de leitura a fim de desenvolver habilidades de compreensão de textos, apesar de as atividades não terem sido devidamente planejadas.

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Publicado
23-07-2015
Como Citar
ALBUQUERQUE, R.; CRUZ, M. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 243, 23 jul. 2015.
Seção
Estudos