Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema
Resumo
Neste texto são apresentados e discutidos alguns dos principais conceitos presentes no debate acadêmico sobre a avaliação externa de escolas e sistemas, e sua relação com as políticas públicas. Conceitua-se a avaliação da educação e apresenta-se seus diversos usos, evidenciando o caráter central que ela passa a ocupar. Apresenta-se a seguir, a estrutura de um sistema de avaliação externa. Finalmente, para situar o leitor na realidade brasileira, é apresentado um breve histórico do desenvolvimento das avaliações externas no Brasil, com ênfase no Saeb. O texto baseou-se em uma revisão da bibliografia sobre avaliação educacional externa e da legislação educacional brasileira.Downloads
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Publicado
29-06-2010
Como Citar
HORTA NETO, J. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Edição
Seção
Estudos
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