Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema
Resumen
Neste texto são apresentados e discutidos alguns dos principais conceitos presentes no debate acadêmico sobre a avaliação externa de escolas e sistemas, e sua relação com as políticas públicas. Conceitua-se a avaliação da educação e apresenta-se seus diversos usos, evidenciando o caráter central que ela passa a ocupar. Apresenta-se a seguir, a estrutura de um sistema de avaliação externa. Finalmente, para situar o leitor na realidade brasileira, é apresentado um breve histórico do desenvolvimento das avaliações externas no Brasil, com ênfase no Saeb. O texto baseou-se em uma revisão da bibliografia sobre avaliação educacional externa e da legislação educacional brasileira.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
29-06-2010
Cómo citar
HORTA NETO, J. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.