Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1990) como instrumento para o planejamento e para a análise das atividades de intervenção didática em aulas de Física. A abordagem, com inspirações piagetianas, tem como foco a busca nos conceitos e teoremas em ação dos estudantes para a promoção de mudanças conceituais (AGUIAR, JR, 2001) e ainda em curso. Apresentamos alguns dos resultados preliminares dessa forma de intervenção didática e discutimos suas implicações na a melhoria dos índices de aprovação em Física e, conseqüentemente, na inclusão social dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-06-2010
Como Citar
CARVALHO JÚNIOR, G. Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.