Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos

  • Gabriel Carvalho Júnior IFMG - Campus Congonhas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1990) como instrumento para o planejamento e para a análise das atividades de intervenção didática em aulas de Física. A abordagem, com inspirações piagetianas, tem como foco a busca nos conceitos e teoremas em ação dos estudantes para a promoção de mudanças conceituais (AGUIAR, JR, 2001) e ainda em curso. Apresentamos alguns dos resultados preliminares dessa forma de intervenção didática e discutimos suas implicações na a melhoria dos índices de aprovação em Física e, conseqüentemente, na inclusão social dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29-06-2010
Como Citar
CARVALHO JÚNIOR, G. Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Seção
Estudos