Letramento digital nas interações on-line: análise dos fóruns de discussão do programa de formação continuada em mídias na educação

  • Luís Paulo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Rosana Araújo Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O estudo investiga como os níveis de letramento digital interferem nas interações online em fórum de discussão, tem como objetivo descrever as características do fórum de discussão e as habilidades necessárias para interagir nestes qualitativamente. Categoriza os níveis de letramento digital em fórum de discussão, a partir do domínio de habilidades necessárias para o uso desta ferramenta de interação online. Analisa os níveis de letramento digital apresentados pelos cursistas nos fóruns desenvolvidos ao longo do Programa Mídias na Educação, os materiais de estudo dos cursistas que subsidiaram as reflexões propostas nos fóruns e os dados coletados com a aplicação de questionário com a amostra dos cursistas. O estudo indica que o letramento digital implica na composição de novos gêneros digitais e de novos eventos e práticas de letramento; que a educação online é potencializada pelo uso de ferramentas e ambientes interativos e que o fórum como espaço de interação é marcado pelo diálogo e pela aprendizagem colaborativa. A análise dos dados permite concluir que o nível de letramento digital do cursista interfere na dinâmica e na qualidade de sua interação nos fóruns de discussão, de modo que quanto maior for seu letramento digital, mais relevante serão suas intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29-06-2010
Como Citar
MERCADO, L. P.; ARAÚJO, R. Letramento digital nas interações on-line: análise dos fóruns de discussão do programa de formação continuada em mídias na educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Seção
Estudos