Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: lendo Dom Quixote de la Mancha
Resumo
Este artigo discute uma prática de letramento focando na forma como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental (EF) interage com um texto literário, a partir de duas questões: como esta professora realiza a mediação no processo de educação literária? Como uma prática de letramento é construída pela interação com o livro Dom Quixote de la Mancha? A perspectiva teórico-metodológica baseia-se na concepção de letramento como uma prática social formulada pelos Novos Estudos do Letramento (Heath, 1983; Street, 1984, 1995, 2003; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000). Acrescida de uma concepção ideológica da linguagem proposta por Bakhtin (1981) e Volochinov (1995). Os dados foram coletados por meio de videogravações da interação em sala de aula e notas de campo, além de uma entrevista com a professora. A análise evidencia um uso amplo de textos literários em sala de aula. A docente propunha questões abertas de interpretação relacionadas não apenas aos textos, mas também às experiências de leitura dos alunos; estimulando-os a expressarem sua voz no processo de ensino-aprendizagem.
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