Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade

  • Anoel Fernandes Faculdade Anhanguera. Campinas, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: formação continuada, formação docente, trabalho docente.

Resumo

O presente artigo reflete sobre a necessidade de formação continuada de professores – tema consensual nos debates acadêmicos e nas formulações políticas. Buscou-se na literatura algumas ponderações sobre a formação docente no e para o trabalho, para, em seguida, propor a noção de formação com base na teoria crítica da sociedade, especificamente nas formulações de Theodor Adorno. Destacou-se que a formação docente, tal como vem ocorrendo, é pseudoformação, uma vez que tem em sua gênese um sentido heteronômico, impossibilitando aos sujeitos a formação em seu sentido lato. 

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Biografia do Autor

Anoel Fernandes, Faculdade Anhanguera. Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
FERNANDES, A. Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos