A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil

  • Ana Luisa Sacchi Cooperativa Educacional de Pirangi (Coepi). Pirangi, São Paulo, Brasil.
  • Andreia Cristina Metzner Centro Universitário Unifafibe. Bebedouro, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil, educação infantil, psicomotricidade.

Resumo

Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luisa Sacchi, Cooperativa Educacional de Pirangi (Coepi). Pirangi, São Paulo, Brasil.

Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em deficiência intelectual e múltipla pelo Instituto Souza. Ipatinga, Minas Gerais, Brasil.

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário Unifafibe. Bebedouro, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
SACCHI, A. L.; METZNER, A. C. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos