Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. 
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. 
Palavras-chave: ação pedagógica, etnomatemática, subversão responsável.

Resumo

Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas — êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) — a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. 

Doutor em Educação pela California State University. Sacramento, Estados Unidos.

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. 

Doutor em Educação pela University of New Mexico. Albuquerque, New Mexico, Estados Unidos.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
ROSA, M.; CLARK OREY, D. Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos