As contribuições da pesquisa-ação para a elaboração de políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar

  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Maria José Carvalho Bento Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Nazareth Vidal da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.
Palavras-chave: formação continuada, gestão em educação especial, pesquisa-ação colaborativo-crítica.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o movimento do grupo de gestores de educação especial da Região Serrana/ES, tanto no que se refere à perspectiva do diálogo coletivo, das indagações reflexivas e da corresponsabilização de todos os envolvidos como na proposta e na elaboração de um projeto comum à superintendência regional e aos municípios. Utiliza, como referencial teórico-metodológico, a pesquisa-ação colaborativo-crítica, sustentada pelos pressupostos da teoria do agir comunicativo. O estudo desdobrou-se em três momentos: no primeiro, empregou-se a estratégia dos grupos focais; no segundo, foi criado o grupo de estudo-reflexão; e, no terceiro, acompanhou-se a materialização da construção da proposta de uma política pública de formação continuada. A análise dos dados evidencia que os gestores públicos de educação especial atuam diretamente nos contextos da produção do texto e da colocação em prática das políticas públicas de formação continuada, bem como procuram construir, pela via da pesquisa-ação, outros modos de conceber políticas públicas educacionais, por meio da racionalidade comunicativa. No movimento do grupo, estão presentes sua intencionalidade e sua vontade de construção de uma política pública de formação continuada. A intenção, pressuposto fundante da teoria do agir comunicativo, constitui-se na identidade desse grupo de gestores. 

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Biografia do Autor

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Maria José Carvalho Bento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Nazareth Vidal da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Como Citar
ALMEIDA, M. L. DE; CARVALHO BENTO, M. J.; VIDAL DA SILVA, N. As contribuições da pesquisa-ação para a elaboração de políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Seção
Estudos