A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica

  • Verônica Gomes dos Santos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Sandra Estefânia de Almeida Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. 
  • Marcelo Zanotello Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil. 
Palavras-chave: educação básica, ecnologia da informação e comunicação, alfabetização, formação docente.

Resumo

Resultados positivos reportados na literatura (Zandvliet, 2012) sobre o uso da tecnologia de forma permanente e imersiva em sala de aula, ao livre dispor de professores e alunos, motivam a realização deste estudo qualitativo. Com o objetivo de identificar as contribuições de um ambiente tecnologicamente estruturado no processo de alfabetização de uma turma do 1º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal da rede pública paulista, analisam-se as produções decorrentes de uma atividade relacionada à fabricação de massinha caseira pelas crianças. O envolvimento dos alunos na elaboração de textos, a utilização dos recursos tecnológicos, a motivação, a autonomia e a colaboração são evidências que mostram que tal estrutura pode ser um diferencial no cotidiano da sala de aula. São analisados também aspectos da constituição de saberes docentes para o uso didático da tecnologia com base no modelo TPCK (Mishra; Koehler, 2006), mediante relatos de quatro professores da escola. Há indícios de mudanças significativas no processo formativo rumo ao desenvolvimento da autonomia docente.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Sandra Estefânia de Almeida, Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. 

Especialista em História da Arte pela Universidade de São Judas. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Marcelo Zanotello, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil. 

Doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Como Citar
GOMES DOS SANTOS, V.; DE ALMEIDA, S. E.; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Seção
Estudos