Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade

Palavras-chave: avaliação educacional, educação superior, Enade.

Resumo

O desempenho estudantil é de natureza multifatorial.  São inexistentes os estudos acerca dos aspectos que interferem no desempenho de estudantes de Nutrição em exames como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Este artigo tem o objetivo de verificar a associação entre o desempenho de estudantes concluintes de Nutrição no Enade e fatores socioeconômicos, trajetória acadêmica e perfil da instituição, mediante a utilização de dados secundários produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizou-se análise descritiva das variáveis e, para determinação dos fatores associados ao desempenho acadêmico, aplicaram-se regressão linear simples e regressão múltipla (p<0,05). A variabilidade do desempenho acadêmico pôde ser explicada em 11,7% pelas variáveis testadas no modelo de regressão. Constatou-se menor desempenho entre estudantes negros, que trabalham eventualmente, com renda familiar de até três salários mínimos, de pais e mães com nenhuma escolaridade, que cursaram metade do ensino médio em escola pública e metade em escola privada, que receberam bolsa de estudos ou financiamento e não ingressaram no ensino superior por políticas afirmativas. A categoria administrativa da instituição de educação superior (IES) foi o principal fator associado ao desempenho no Enade. Discentes que ingressaram via políticas afirmativas apresentaram desempenho maior que aqueles que não ingressaram por essas políticas. Observou-se que melhores condições do ensino fundamental e médio são importantes para que todos os estudantes concorram em situação de igualdade ao ensino superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lemes da Paixão Rocha, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Claudio Rodrigues Leles, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutor em Reabilitação Oral (área de Prótese) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).  Araraquara, São Paulo, Brasil. 

Maria Goretti Queiroz, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Publicado
09-05-2018
Como Citar
LEMES DA PAIXÃO ROCHA, A.; RODRIGUES LELES, C.; GORETTI QUEIROZ, M. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 maio 2018.
Seção
Estudos