Proposta de uma metodologia intercultural para uma pedagogia indígena: a experiência das licenciaturas interculturais indígenas com o povo kaingang

Palavras-chave: educação, pedagogia, educação intercultural, escola indígena.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência das licenciaturas interculturais indígenas oferecidas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, dentro da terra indígena kaingang. Com base no experimento, propõe-se esboçar uma metodologia intercultural que possibilite pensar sobre uma pedagogia específica para a educação indígena na região. A experiência consiste no desenvolvimento de um programa para a formação de professores indígenas da etnia kaingang para escolas de educação infantil e ensino fundamental de suas comunidades. Embora o processo de formação tenha obtido resultados positivos ao conseguir formar um número significativo de professores, percebe-se a ausência de um conteúdo curricular e uma pedagogia específica e diferenciada para a educação indígena. Mediante essa percepção, surgiu a necessidade de propor uma metodologia intercultural específica que reúna e sistematize a experiência desses anos, a fim de delinear uma pedagogia adequada às necessidades das comunidades indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alejandro Santos, Universidad de Buenos Aires. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Doctor en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Ciudad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ana Paula Narsizo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
09-05-2018
Como Citar
ALEJANDRO SANTOS, J.; PIOVEZANA, L.; NARSIZO, A. P. Proposta de uma metodologia intercultural para uma pedagogia indígena: a experiência das licenciaturas interculturais indígenas com o povo kaingang. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 maio 2018.
Seção
Relatos de Experiência