Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico

  • Josenilson Guedes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Angela Maria Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Luciane Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

Este artigo examina a relação entre projeto político-pedagógico (PPP) e discussões sobre os direitos humanos na instituição escolar, considerando o posicionamento político quanto ao referencial de educação que a comunidade pretende construir. O objetivo é analisar a elaboração desse projeto na perspectiva da educação em direitos humanos. Trata de ensaio em que se realiza pesquisa teórica e utiliza como procedimentos revisão de literatura e análise documental. A promoção de formação em direitos humanos requer a construção coletiva de proposta pedagógica que atenda às exigências da comunidade, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos capazes de compreender e modificar a própria realidade, desde que todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.   

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Publicado
18-12-2017
Como Citar
GUEDES, J.; SILVA, A. M.; GARCIA, L. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dez. 2017.
Seção
Estudos