A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática

  • Jane Mery Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Wanda Maria Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
18-12-2017
Cómo citar
VOIGT, J. M.; AGUIAR, W. M. A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dic. 2017.
Sección
Estudios