Professores iniciantes: análise da produção científica referente a programas de mentoria (2005-2014)

  • Viviani Cardoso Programa de Pós Graduação em Educação/PPGE Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina/UNESC
  • Joni Luiz dos Santos Programa de Pós Graduação em Educação/PPGE Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina/UNESC
  • Gildo Volpato Programa de Pós Graduação em Educação/PPGE Universidade do Extremos Sul Catarinense/UNESC
  • Victor Julierme da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo objetiva compreender as diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos programas de mentoria, por meio da identificação das teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos de 2005 e 2014. Trata de uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. Na análise das produções, emergiram três categorias: diferentes perspectivas sobre os programas de mentoria; convergências e divergências entre os programas de mentoria; e influências dos programas na prática educativa dos professores iniciantes. Conclui que o debate acerca dos programas de mentoria para professores iniciantes é recente, no entanto, sua relevância abarca a preocupação de abrir espaços que auxiliem na construção dos saberes e fazeres da profissão, visando minimizar os impactos gerados no início da carreira docente. 

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Publicado
27-04-2017
Como Citar
CARDOSO, V.; DOS SANTOS, J. L.; VOLPATO, G.; DA CONCEIÇÃO, V. J. Professores iniciantes: análise da produção científica referente a programas de mentoria (2005-2014). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 248, 27 abr. 2017.
Seção
Estudos