A compreensão das relações numéricas na aprendizagem das frações: um estudo comparativo com crianças brasileiras e portuguesas

Palavras-chave: números racionais, frações, relação inversa.

Resumo

A compreensão dos números racionais é um dos maiores desafios conceituais enfrentados pelos estudantes na aprendizagem matemática durante a educação básica. No que diz respeito às frações, estabelecer a relação inversa entre o numerador e o denominador torna-se uma habilidade fundamental na construção do conceito. Os objetivos deste estudo foram: verificar como a compreensão da relação inversa entre quantidades menores do que a unidade, apresentadas nas situações de quociente e parte-todo, influencia na aprendizagem das frações; e perceber se existe diferença no desempenho entre alunos brasileiros e portugueses quanto à compreensão da relação inversa entre quantidades em problemas de fração. Os resultados indicam que os estudantes apresentam uma melhor compreensão da relação inversa entre quantidades na situação quociente e apontam que os desempenhos dos estudantes portugueses são significativamente melhores do que os dos estudantes brasileiros, nos diferentes tipos de situação. A discrepância no desempenho dos estudantes pode ser explicada pelas diferenças nos programas curriculares de matemática no quarto ano nesses países. Implicações no ensino da matemática nesses dois países foram discutidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Peregrina Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ema Paula Botelho da Costa Mamede, Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Doutora em Psicologia pela Oxford Brookes University. Oxford, Reino Unido.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
PEREGRINA VASCONCELOS, I. C.; BOTELHO DA COSTA MAMEDE, E. P.; VARGAS DORNELES, B. A compreensão das relações numéricas na aprendizagem das frações: um estudo comparativo com crianças brasileiras e portuguesas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Estudos