Problematizando representações docentes nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Palavras-chave: formação de professores, alfabetização, letramento, representação.

Resumo

O artigo tem como principal objetivo problematizar as representações de professores alfabetizadores produzidas nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) . Para tanto, metodologicamente, é proposta uma análise cultural dos Cadernos de formação – ano um da área de linguagem – elaborados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e publicados no ano de 2012. Como principal ferramenta teórica, utiliza-se o conceito de representação, entendido sob a perspectiva dos estudos culturais pós-estruturalistas. Os resultados mostram que as representações mais recorrentes se vinculavam a professores alfabetizadores reflexivos, por meio das quais os docentes são interpelados a refletir, avaliar e modificar suas práticas, objetivando a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade (principal propósito do programa). Ademais, apontam para a responsabilização imputada ao professor em relação aos resultados das aprendizagens de seus alunos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Mottini Klein, Rede Municipal de Educação de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
MOTTINI KLEIN, J.; SALAZAR GUIZZO, B. Problematizando representações docentes nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Estudos