Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional

Palavras-chave: formação docente, desenvolvimento profissional, assessoria pedagógica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar, com base na literatura discutida, a institucionalização de um programa de desenvolvimento profissional de uma universidade federal brasileira, com vistas a identificar seu nível de consolidação, bem como a concepção dos docentes sobre ele. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e foram utilizadas, para coleta de dados, a análise documental e a aplicação de questionário estruturado aos docentes participantes do programa. O referencial teórico que embasa a análise está pautado nos estudos da pedagogia universitária, especialmente de Cunha, Masetto, Morgado. Foi possível inferir que os documentos institucionais analisados reforçam a visão do programa de formação docente apenas como uma exigência legal para aprovação no estágio probatório, destinado, dessa forma, aos professores ingressantes. Verifica-se, ainda, maior interesse docente nas questões ligadas aos aspectos práticos e/ou burocráticos da docência (uso de sistemas acadêmicos, trâmites legais) em detrimento dos saberes específicos da atuação docente. No entanto, não podemos desconsiderar que a experiência analisada retrata um programa relativamente jovem, com apenas dez anos de existência, e que, frente às alterações que já experimentou, acreditamos haver uma preocupação em aprimorar o programa de formação pedagógica e de desenvolvimento profissional docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Michelle Cristine da Silva Toti, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
REZENDE COSTA XAVIER, A.; CRISTINE DA SILVA TOTI, M.; RAMOS DE AZEVEDO, M. A. Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Estudos