Associações comunitárias e políticas educacionais para a infância: entre relações de força e performances

Palavras-chave: associações comunitárias, infância, educação infantil, política educacional.

Resumo

O artigo põe em relevo as funções políticas das associações comunitárias, buscando identificar como tais instituições têm se portado e influenciado na oferta da educação infantil e no delineamento de políticas públicas municipais para esse setor em Feira de Santana, Bahia. O estudo tomou como fontes documentos produzidos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do município e matérias que circularam no jornal Folha do Estado, na década de 2000. Para além do espaço local, o trabalho analisa os projetos sociais em disputa e as relações entre a sociedade política e a sociedade civil.  

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Biografia do Autor

Antonia Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Faní Quitéria Nascimento Rehem, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
ALMEIDA SILVA, A.; NASCIMENTO REHEM, F. Q. Associações comunitárias e políticas educacionais para a infância: entre relações de força e performances. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Estudos