Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade

  • Vânia Maria Santos Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.
  • Pedro Jacobi Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

Resumo

O texto apresenta reflexões de uma pesquisa de pós-doutorado que analisou a contribuição do ensino em geociências com uso de metodologias participativas focadas no (re)conhecimento do ambiente local  para a promoção de processos de educação e aprendizagem social destinados à geoconservação e à sustentabilidade. Busca identificar a emergência de processos participativos mediados pela escola no contexto de um projeto de implantação de geoparque na região metropolitana de São Paulo. A proposta inédita de formação de professores, realizada por diferentes instituições de ensino e pesquisa e de gestão pública, visou a educar no ambiente, mesclando diferentes atividades teórico-práticas, associando o estudo de geossítios à atuação de diferentes atores sociais locais, por meio de trabalhos de campo e práticas de mapeamento socioambiental, world café, jogo de papéis, entre outras. As propostas escolares relacionaram educação e ambiente numa perspectiva crítica, dialogada, participativa e corresponsável, visando ao desenvolvimento de práticas colaborativas para proteção de patrimônios geoambientais e socioculturais, considerando o complexo cenário de degradação socioambiental local. Dentre os resultados, destacam-se as seguintes contribuições: novas metodologias e práticas ao ensino em geociências; produção de recursos didático-pedagógicos elaborados por professores; e colaboração da escola em processos socioambientais.    

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Publicado
21-08-2017
Como Citar
SANTOS, V. M.; JACOBI, P. Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Relatos de Experiência