“O que você quer ser quando crescer?”. Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas
Resumo
Objetiva compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Para tanto, foi acompanhada uma turma com 25 crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo, por meio de observações e entrevistas. Notou-se que as garotas tendiam a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigiam maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. Dessa forma, concluiu-se que, se por um lado essas expectativas contrastavam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, por outro, repercutiam positivamente no empenho delas em sua vida escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
14-04-2016
Como Citar
SENKEVICS, A.; CARVALHO, M. “O que você quer ser quando crescer?”. Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 245, 14 abr. 2016.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.