Formação escolar e prática docente de professoras das classes populares: reflexões a partir da análise de memoriais acadêmicos

  • Regina Dias INEP

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as trajetórias escolares e a prática docente de professoras pertencentes às camadas populares que atuam na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Procurar-se-á refletir, com base na análise de memoriais acadêmicos elaborados em 2009 por um grupo de alunas-professoras do último período do curso Normal Superior, acerca da formação escolar e da prática docente desses sujeitos. Devido ao espaço restrito deste artigo e à abrangência da temática, neste trabalho será descrita e analisada especialmente a trajetória escolar narrada por uma dessas professoras. Utilizou-se no estudo uma abordagem biográfica. Assiste-se, nos últimos anos, a um aumento no número de docentes oriundos dessas camadas sociais. O trabalho pretende contribuir para que possamos compreender melhor quem são essas professoras, suas particularidades. Acredita-se que tal conhecimento seja fundamental para orientar nossas práticas como formadores de docentes e repensar a estrutura curricular dos cursos que formam esses profissionais da educação. 

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Publicado
24-02-2016
Como Citar
DIAS, R. Formação escolar e prática docente de professoras das classes populares: reflexões a partir da análise de memoriais acadêmicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 244, 24 fev. 2016.
Seção
Estudos