Monitoria: fonte de saberes à docência superior
Resumo
O estudo visa delinear as concepções de duas universidades públicas federais sobre o papel e a importância da monitoria para a docência superior no que tange à letra da lei e à visão de alguns professores e alunos. Foram analisados projetos de ensino, entrevistas, dados estatísticos de distribuição de bolsas e legislações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Brasília (UnB). Para estes, a monitoria objetiva contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Pensada a partir do processo de ensino, a monitoria leva o professor a envolver o monitor na aula, no planejamento e na avaliação. Os resultados revelam que o interesse pela monitoria proporciona incentivo à docência superior, experiência e possibilidade de o aluno-monitor enriquecer o seu currículo para além do interesse financeiro, estimulando a formação crítica dos saberes próprios da docência superior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
25-10-2014
Como Citar
DANTAS, O. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 241, 25 out. 2014.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.