Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções

  • Maria Aparecida Perrelli Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Flavinês Rebolo Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Leny Teixeira Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Eliane Nogueria Universidade Estadual do Mato Grasso do Sul (UEMS)

Resumo

Apresenta reflexões sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento de uma pesquisa-formação que investigou professores da educação básica e seus processos de aprendizagem da docência. Examinam-se as tensões e reconstruções da pesquisa e os principais conceitos que balizaram o trabalho do grupo: formação docente, pesquisa-formação, metarreflexão e narrativas de vida. Discutem-se as dificuldades desse tipo de pesquisa e as possibilidades de mudanças paradigmáticas que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-04-2013
Como Citar
PERRELLI, M. A.; REBOLO, F.; TEIXEIRA, L.; NOGUERIA, E. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Seção
Estudos