Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
Resumo
Tematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
04-01-2013
Como Citar
SILVA, A.; CYMROT, R.; D’ANTINO, M. E. Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, 4 jan. 2013.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.