Ações afirmativas no ensino superior: análise do perfil socioeconômico e da experiência universitária de bolsistas do ProUni na PUC-Rio
Resumo
Analisa a inserção universitária de beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). De iniciativa do governo federal, o ProUni tem como objetivo ampliar o acesso da população de baixa renda à educação superior brasileira. A amostra de pesquisa incluiu estudantes ingressantes de três cursos dessa universidade no período de 2005 a 2010. A partir de questionários e entrevistas, buscou-se traçar o perfil socioeconômico dos alunos beneficiados e apresentar os principais incentivos e dificuldades para a permanência. Os resultados sugerem que o programa funcionou como um mecanismo positivo de inclusão na instituição de grupos historicamente excluídos da educação superior, mas alertam para a importância de mecanismos que garantam a conclusão do curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
04-01-2013
Como Citar
SANTOS, C. Ações afirmativas no ensino superior: análise do perfil socioeconômico e da experiência universitária de bolsistas do ProUni na PUC-Rio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, 4 jan. 2013.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.