Ações afirmativas no ensino superior e o programa de bônus para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo
Aborda as ações afirmativas na perspectiva da inclusão social e étnico-racial na educação superior. Analisa os dois primeiros anos da implantação, pela Universidade Federal de Minas Gerais, de um programa de bônus para escola pública e para declaração de cor ou raça no acesso aos seus cursos de graduação. São analisados os resultados dos vestibulares e os questionários socioeconômicos preenchidos pelos candidatos, verificando-se as alterações que se deram na composição de candidatos e aprovados, bem como os efeitos produzidos pelo programa para o aumento da inclusão na Universidade. Embora a inclusão promovida seja apenas parte de um caminho a ser trilhado para a efetividade dessa ação afirmativa, os resultados indicam que o programa de bônus propiciou alterações importantes no perfil dos aprovados no vestibular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
03-05-2012
Como Citar
PEIXOTO, M. DO C.; BRAGA, M. Ações afirmativas no ensino superior e o programa de bônus para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 233, 3 maio 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.