Universidade e movimentos sociais no Brasil: uma experiência de ação afirmativa
Resumo
Apresenta e discute a experiência de um curso de Agronomia voltado para assentados da reforma agrária no Estado de São Paulo, enquanto “ação afirmativa”, em desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba. Expõe os principais aspectos teórico-metodológicos que orientaram a elaboração da proposta do curso, focada na agricultura familiar, a partir de um paradigma de produção sustentável, que preserva o meio ambiente. Destaca a participação dos movimentos sociais do campo na discussão e implementação do curso e relata alguns impactos deste. Considera o curso um indicador de que a universidade pública gratuita e de qualidade pode atender às camadas mais baixas da população, em vez de se limitar às camadas média e alta, como vem ocorrendo historicamente no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
10-01-2012
Como Citar
MARQUES, W.; FRANCO, F.; SCHLINDWEIN, M. Universidade e movimentos sociais no Brasil: uma experiência de ação afirmativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 jan. 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.