Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais
Resumo
Apresenta as narrativas de estudantes oriundos das camadas populares sobre suas expectativas de inclusão no ensino superior. A metodologia utilizada mescla observações etnográficas, entrevistas e aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada durante o único pré-vestibular popular da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 46 estudantes da turma de ingressantes de 2008 responderam ao questionário, composto por questões abertas, sobre as justificativas deles para a opção por aquele pré-vestibular popular e as representações sobre as profissões escolhidas. São discutidos, então, a construção coletiva de expectativas, os campos de possibilidades educacionais mapeadas durante as observações realizadas e a análise das narrativas presentes nos questionários.Downloads
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Publicado
10-01-2012
Como Citar
ROSISTOLATO, R.; HELAYËL-NETO, J.; DA SILVA XAVIER, M. Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 jan. 2012.
Edição
Seção
Estudos
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