Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades

  • Lúcia Bruno Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumen

Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.

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Publicado
10-01-2012
Cómo citar
BRUNO, L. Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 ene. 2012.
Sección
Estudios