Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto
Resumo
Analisa dois textbooks norte-americanos: A brief course in the history of education (1907), de Paul Monroe, e A student´s texbook in the history of education (1916), de Stephen Pierce Duggan, para realizar aproximações e distanciamentos entre a estrutura e os princípios orientadores desses livros (finalidades, utilidades, funções da História) e as características do livro Noções de História da Educação (1933), de Afranio Peixoto, que afirmara ter se “inspirado” em Monroe e Duggan para redigir o manual destinado à formação das professoras. O exame das homologias e das diferenças dessas três experiências de escrita contribui para pensar a constituição de uma determinada tradição historiográfica, interessada em realçar certo padrão narrativo a ser configurado como modelo de ensino e de História da Educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
10-01-2012
Como Citar
SOOMA SILVA, J.; GONDRA, J. Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 jan. 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.