A formação do professor em Rodas de Formação

  • Fernanda Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos exponham suas dificuldades, desafios e conquistas, além de oportunizar a busca em conjunto de estratégias de superação. É objetivo deste artigo apresentar o processo de formação inicial de licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2009, por meio da sua inserção em Rodas de Formação. Durante o curso, o licenciando é incentivado a escrever suas preocupações com a sala de aula, além de registrar suas ideias, saberes e sugestões, sendo a escrita uma possibilidade de reflexão do seu processo de formação. O espaço de partilha de argumentos e a insistência no exercício da escrita possibilitam uma maior segurança no momento de tomar decisões e reavaliar as decisões tomadas.

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Publicado
31-08-2011
Como Citar
ALBUQUERQUE, F.; GALIAZZI, M. DO C. A formação do professor em Rodas de Formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 231, 31 ago. 2011.
Seção
Estudos